Informes

Hub LAC destaca experiências da América Latina e Caribe no Evidence 2025

09 out 2025

Evento realizado pela primeira vez na África Ocidental fortalece a cooperação Sul-Sul e discute a arte e a ciência por trás das políticas públicas informadas por evidências

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a diretora-executiva do Veredas, Ingrid Abdala, e Laura Boeira, responsável pelas Parcerias e Redes do Instituto e pela direção do Hub LAC, participaram do Evidence 2025, a principal conferência do continente africano sobre o uso de evidências em políticas públicas. 

O evento realizado em Cotonou (Benin), foi uma iniciativa conjunta do African Center for Equitable Development (Aced) e da Africa Evidence Network (AEN) e representou um marco por ser o primeiro sediado na África Ocidental. Seu objetivo é criar um espaço para intercâmbio dinâmico, aprendizado mútuo e cocriação de ações informadas por evidências em todo o continente africano e além.

Com o tema “Engajar, Compreender, Impactar”, o Evidence 2025 reuniu cerca de 200 formuladoras(es) de políticas, pesquisadoras(es), profissionais e representantes da sociedade civil para promover a colaboração e a tomada de decisão informada por evidências na África.

Experiência Hub LAC: mapeamento de atores em Políticas Informadas por Evidências na América Latina e Caribe

Representando o Hub, Ingrid Abdala participou do painel “HubLAC Mapping: construindo uma base de conhecimento viva para fortalecer políticas informadas por evidências na América Latina e no Caribe”, para apresentar os aprendizados e alguns resultados preliminares do Mapeo Hub LAC 2025. A iniciativa foi pensada com o objetivo de mapear pessoas e organizações que integram o ecossistema de Políticas Informadas por Evidências (PIE) na região. Esse mapeamento é o primeiro passo de uma pesquisa mais ampla, que culminará na elaboração de um relatório previsto para o final deste ano, com o objetivo de conhecer melhor quem promove o uso de evidências na formulação de políticas públicas, além de fortalecer e atualizar a rede de colaboração do Hub LAC.

Ingrid destacou a programação diversa e prática do evento, que incluiu discussões sobre liderança, governança em evidências, mentorias e salas dedicadas exclusivamente a treinamentos. 

“Foi um momento muito especial e oportuno para apresentar nossos resultados, especialmente porque estávamos no Benin, um país francófono. As pessoas se interessaram bastante pelos dados e pelo que estamos construindo, e isso acabou criando uma conexão muito positiva. A partir dessa troca, surgiu a oportunidade de compartilhar nossos materiais para que, com a tradução, eles também possam realizar um mapeamento similar em sua região. Essa experiência foi muito rica e também importante para o HUB, já que o francês é uma área em que ainda precisamos nos fortalecer. Como ainda não temos o formulário nessa língua, pensar em sua tradução pode abrir novas possibilidades de articulação com países francófonos da América Latina e do Caribe, ampliando o alcance do mapeamento.” 

Semana de la Evidencia 2025

Na próxima semana, de 13 a 17 de outubro, irá acontecer a Semana de la Evidencia 2025, uma plataforma descentralizada com diversos eventos voltados ao objetivo de debater o fortalecimento das Políticas Informadas por Evidências a partir de experiências da América Latina e Caribe. Sob o lema “Políticas Informadas por Evidências em movimento: escutar, inovar e transformar”, a Semana da Evidência 2025 propõe um espaço diverso e colaborativo para compartilhar experiências, gerar aprendizados e debater o papel das evidências na tomada de decisões em um mundo atravessado pela desinformação, pelas múltiplas crises e pelas transformações tecnológicas.

No dia 15 de outubro, iremos realizar oficialmente a apresentação do Mapeo Hub LAC. Inspirada na PACE e na EVIPNet, a iniciativa busca oferecer uma visão mais clara sobre os atores, suas capacidades e lacunas, além de promover oportunidades de colaboração, mobilização de recursos e um uso mais inclusivo das evidências nas políticas públicas.

Obs: Haverá tradução simultânea disponível.